Agência France-Presse
postado em 13/07/2013 18:06
Montreal - O Canadá realizou neste sábado (13/7) várias cerimônias em memória dos 50 mortos e desaparecidos no acidente ferroviário ocorrido há uma semana na cidade de Lac-Mégantic, em Quebec.
Os sinos da Igreja de Saint-Agn;s, em Lac-Mégantic, dobraram 50 vezes às 14H00 GMT (11H00 Brasília) deste sábado para lembrar as vítimas fatais da tragédia.
[SAIBAMAIS]Na noite de sexta-feira, cerca de 100 pessoas se reuniram segurando velas na entrada da Igreja de Sainte-Agn;s, de onde se pode ver o centro da cidade em ruínas.
Em Montreal, cerca de 200 pessoas se reuniram na Basílica de Notre-Dame.
"Eu vim para apoiar as pessoas que estão de luto. As coisas materiais podem ser compradas ou reconstruídas, mas as vidas humanas que se perderam lá, é uma loucura, é uma loucura", disse Nathalie Bolduc.
Em Boucherville, 18 km a leste de Montreal, cerca de 100 pessoas caminharam com velas nas mãos por uma ferrovia.
"É, acima de tudo, um sentimento de solidariedade, porque o que aconteceu em Lac-Mégantic poderia ter ocorrido em qualquer outro lugar", declarou o prefeito interino de Montreal, Laurent Blanchard.
As homenagens ocorreram em vários pontos do país, da província de Ontario a Ottawa e Toronto, passando por Manitoba.
A Cruz Vermelha anunciou ter arrecadado mais de 3,3 milhões de dólares em doações com material de emergência, de comida a artigos de primeira necessidade.
O Exército da Salvação recebeu quatro toneladas de alimentos para ajudar os habitantes que perderam suas casas na catástrofe.
O Bureau de Segurança nos Transportes do Canadá (BST) qualificou o acidente como "a pior tragédia ferroviária da história" do país.