Agência France-Presse
postado em 14/07/2013 20:09
Mossul - O Iraque foi palco neste domingo (14/7) de diversos ataques, que deixaram ao menos 33 mortos e centenas de feridos e reavivaram os temores sobre o recrudescimento do conflito religioso entre xiitas e sunitas no país. Nove civis foram mortos e 42 ficaram feridos na explosão de um carro-bomba perto de uma padaria em Kut, cidade xiita 160 km a sudeste de Bagdá, segundo a Polícia e fontes médicas.Em outro episódio de violência, registrado na cidade sagrada xiita de Kerbala, 110 km ao sul de Bagdá, quatro pessoas morreram e 19 ficaram feridas na explosão de um veículo-bomba perto de um mercado. Um atentado similar deixou dois mortos e 25 feridos na cidade de Nasiriya. Várias bombas explodiram na cidade portuária de Basra, no sul do país, causando a morte de oito pessoas e ferindo outras 35, segundo as autoridades locais.
Em Faluja, a oeste de Bagdá, homens armados mataram um militar e feriram seus dois guarda-costas nas proximidades de uma mesquita, enquanto em Kirkuk, ao norte da capital, uma ação semelhante terminou com a morte de um coronel e de um soldado. Em Bakuba, a nordeste de Bagdá, um ataque com explosivos deixou dois mortos e três feridos. Na província majoritariamente sunita de Nínive (norte), da qual Mossul é a capital, cinco pessoas morreram em diversos ataques, segundo a polícia.
Um membro do conselho regional, Mohamed Obaid Sultan, e um de seus filhos morreram na explosão de uma bomba na passagem do comboio em que estavam, enquanto o presidente desse conselho, Saad Ali Chuwait, escapou de um outro atentado. A escalada da violência reaviva os temores de um novo conflito religioso entre a maioria xiita, que controla o governo, e a minoria sunita, que dominava o país durante o antigo regime, do presidente Saddam Hussein.