Mundo

Edward Snowden ainda não pediu asilo político oficialmente à Rússia

Snowden fez a primeira declaração pública na última sexta-feira passada em um aeroporto de Moscou, onde está bloqueado desde 23 de junho

Agência France-Presse
postado em 15/07/2013 08:06
Moscou - Edward Snowden, ex-consultor de inteligência americano considerado fugitivo, ainda não solicitou oficialmente asilo temporário à Rússia, apesar de ter afirmado na semana passada que desejava fazer o pedido, informaram fontes oficiais.

Edward Snowden

Snowden fez a primeira declaração pública na sexta-feira (12/7) passada em um aeroporto de Moscou, onde está bloqueado desde 23 de junho, quando desembarcou no local procedente de Hong Kong. Mas desde então não fez mais declarações nem apresentou o formulário para pedir asilo às autoridades russas, depois de ter afirmado a vários ativistas dos direitos humanos que faria a solicitação na sexta-feira.



[SAIBAMAIS]O diretor da agência federal russa de migração, Konstantin Romodanovsky, afirmou que Snowden ainda não solicitou asilo. Uma fonte do aeroporto Sheremetievo disse que Snowden ainda tem um quarto reservado em um hotel da zona de trânsito, mas que também tem acesso a um quarto de descanso especial para funcionários, segundo a agência Interfax.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação