Mundo

Governo egípcio volta a trabalhar em meio a novas manifestações

Mais de mil partidários do presidente deposto Mohamed Morsy se manifestaram em frente à sede do governo, no centro da cidade

Agência France-Presse
postado em 17/07/2013 12:02

Cairo - O governo de transição egípcio recebe nesta quarta-feira (17/7) a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que pedirá pelo processo democrático, em um clima marcado pela tensão e novas manifestações. Mais de mil partidários do presidente deposto Mohamed Morsy se manifestaram em frente à sede do governo, no centro da cidade, no dia seguinte à formação do novo gabinete dirigido por Hazem Beblawi, um economista e ex-ministro das Finanças de 76 anos.

Os membros da Irmandade Muçulmana e partidários do deposto presidente egípcio, Mohamed Mursi, gritam slogans em torno do gabinete do primeiro-ministro, no Cairo
Cantando slogans hostis ao novo regime, eles não puderam se aproximar do prédio, cujo acesso é restrito. "O governo é ilegítimo", podia ser lido em uma faixa em meio à multidão. Nenhum incidente foi registrado até o momento. Outras manifestações estão previstas para a noite, após a ruptura do jejum do Ramadã. Na noite de segunda-feira (15/7), confrontos entre partidários de Morsy e as forças de ordem deixaram sete mortos e mais de 200 feridos na capital.

No total, mais de 100 pessoas morreram no Egito desde 3 de julho, dia em que o Exército derrubou o presidente islamita Mohamed Morsy, após uma série de manifestações que exigiam sua renúncia. A situação permanece tensa na península do Sinai, onde ataques contra o Exército e a polícia se intensificaram.

Na noite de terça-feira, seis soldados e dois civis ficaram feridos em um ataque contra um posto de controle do exército em Rafah, na fronteira com a Faixa de Gaza, no norte da Península do Sinai, informaram nesta quarta-feira os serviços de segurança egípcios.



No Cairo, Catherine Ashton deve se reunir com o presidente interino Adly Mansour, com o premiê Beblawi e também como o novo homem-forte do país, o chefe do Exército e ministro da Defesa, o general Abdel Fattah al-Sissi. Ela também deverá se encontrar com o novo chefe da diplomacia, Nabil Fahmy.

A autoridade europeia, que deseja pedir pelo "retorno, o mais rápido possível, à transição democrática", se encontrará ainda com membros do movimento Tamarrod - que iniciou a onda de contestação contra Mursi no final de junho - assim como do Partido da Liberdade e da Justiça (PLJ), braço político da Irmandade Muçulmana, segundo fontes diplomáticas. O governo, que tomou posse terça-feira (16/7), reúne membros de vários grupos de oposição que acusavam Mursi de ter perdido sua legitimidade.

Contudo, não há nenhum representante de uma formação islâmica, mesmo os salafistas do al-Nur, que se distanciaram da Irmandade Muçulmana. A nova equipe de governo, com mais de trinta membros, foi imediatamente rejeitada pela Irmandade Muçulmana. "Não reconhecemos nem a legitimidade, nem a autoridade deste governo", reagiu o porta-voz da Irmandade, Gehad El-Haddad.

O chefe do Exército, general Abdel Fattah al-Sissi, que comandou a deposição de Morsy, manteve sua pasta da Defesa e recebeu também o posto vice-primeiro-ministro. A pasta das Relações Exteriores foi confiada a um ex-embaixador em Washington, Nabil Fahmy, e a das Finanças a Ahmed Galal, um economista que trabalhou para o Banco Mundial.

Ao menos três ministérios ficaram a cargo de mulheres, e outros três foram ocupados por membros da comunidade copta, a corrente cristã do Egito, hostil ao ex-presidente islamita. A transição política pós-Mursi também prevê a adoção de uma nova Constituição e a realização de eleições legislativas até o início de 2014, antes das eleições presidenciais. Além da tensão nas ruas e a instabilidade no Sinai, o governo deverá enfrentar uma grave crise econômica, que já pesava contra Morsy.

Na terça-feira, as autoridades interinas fizeram um apelo a todas as forças políticas para que trabalhem pela "reconciliação nacional". Contudo, a justiça egípcia abriu procedimentos judiciais contra vários líderes da Irmandade Muçulmana, entre eles o Guia Supremo, Mohamed Badie.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação