Mundo

Candidato à presidência do Chile, Pablo Longueira, abandona a disputa

Pablo Longueira abandonou a disputa devido a razões de saúde não especificadas

postado em 17/07/2013 19:00
SANTIAGO - O candidato do governo à presidência do Chile, Pablo Longueira, decidiu abandonar a disputa visando às eleições gerais de 17 de novembro, devido a razões de saúde não especificadas, informou nesta quarta-feira (17/7) um de seus filhos.

"Por sua responsabilidade com o Chile, com sua aliança política e com seu partido, nosso pai apresentou hoje sua renúncia à candidatura presidencial" por razões de saúde, revelou Juan Pablo Longueira em entrevista coletiva.

Longueira, do partido conservador União Democrata Independente (UDI), venceu as primárias da aliança governista no dia 30 de junho passado, derrotando o ex-ministro da Defesa Andrés Allamand, da Renovação Nacional (RN), partido do presidente Sebastián Piñera.



"Nosso pai está doente; após a vitória nas primárias da Aliança e durante alguns dias de descanso sua saúde se deteriorou devido a um quadro de pressão diagnosticado", explicou o filho de Longueira.

Ex-ministro da Economia, Longueira foi nomeado candidato da UDI em maio passado, após o também ex-ministro Laurence Golborne abandonar sua candidatura diante de uma decisão judicial contra uma empresa que havia dirigido.

Segundo a última pesquisa da Universidade do Desenvolvimento, Longueira tinha 25% das intenções de voto, contra 39% para a candidata socialista e ex-presidente Michelle Bachelet.

Longueira, 54 anos, é um engenheiro civil com ampla experiência política e conhecido por seu apoio à ditadura de Augusto Pinochet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação