Mundo

Panamá pede à ONU missão técnica para avaliar armamento cubano

O pedido foi feito no âmbito do mandato contido na resolução do Conselho de Segurança

Agência France-Presse
postado em 17/07/2013 19:48
PANAMÁ - O Panamá pediu nesta quarta-feira (17/7) ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que envie "o quanto antes" uma comissão técnica para analisar o armamento cubano não declarado descoberto em um navio norte-coreano, informou o chanceler Fernando Núñez.

"Gostaria de transmitir, em nome do Governo Nacional da República do Panamá, um convite ao Comitê e a seu painel de especialistas para que visitem o Panamá o quanto antes", afirmou Núñez.



[SAIBAMAIS]O pedido foi feito no âmbito do mandato contido na Resolução 1874 (2009) do Conselho de Segurança, segundo a qual se pede a todos os países que inspecionem "toda a carga que esteja destinada" à Coreia do Norte, "ou proceda desse país", se houver suspeitas "razoáveis" de que há mercadoria proibida para esse país asiático em resoluções prévias da ONU, segundo a chancelaria panamenha.

A solicitação, garantiu Núñez, não exclui "a cooperação dos técnicos americanos e ingleses, aos quais também pedimos ajuda" para analisar o armamento cubano não declarado encontrado na embarcação norte-coreana. A carga do navio procedente da Ilha foi classificada de "contrabando" por Panamá.

"Eles podem trabalhar de forma coordenada", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação