Mundo

Primeiro-ministro turco se nega a falar com vice-presidente egípcio

Recep Tayyip Erdogan indicou que havia recebido uma carta de ElBaradei solicitando uma conversa por telefone

Agência France-Presse
postado em 18/07/2013 10:06
Satmbull - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que rejeitou um pedido de diálogo com o novo vice-presidente egípcio, Mohamed ElBaradei, porque ele não é um representante legítimo do Egito. "Como poderia falar com você? Não foi eleito, foi nomeado pelos líderes do golpe de Estado" que derrubou o presidente islamita Mohamed Mursi no dia 3 de julho, afirmou Erdogan em Ancara na noite de quarta-feira durante um jantar ao fim do jejum muçulmano do Ramadã.

[SAIBAMAIS]O primeiro-ministro, cujos comentários foram publicados no site do canal CNN, indicou que havia recebido uma carta de ElBaradei solicitando uma conversa por telefone. "Não gostam do que se diz, estão incomodados. Dizem que algumas declarações e avaliações foram feitas devido a um conhecimento insuficiente da realidade. Dizem que podemos falar por telefone", comentou Erdogan.



O Egito expressou na terça-feira um "forte ressentimento" depois de declarações do primeiro-ministro turco nas quais apoiava o presidente deposto Mursi, vítima, segundo ele, de um golpe de Estado. "Existe um forte ressentimento pelos reiterados comentários das autoridades turcas em relação à situação interna no Egito", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Badr Abdelatty.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação