Mundo

Palestinos exigem mudanças no plano do chefe da diplomacia dos EUA

As instâncias palestinas votarão uma proposta de John Kerry que prevê uma retomada das negociações com Israel sem o congelamento total da colonização que elas exigem

Agência France-Presse
postado em 18/07/2013 10:46
Ramallah - O Fatah, o movimento do presidente palestino, Mahmud Abbas, pediu nesta quinta-feira (18/7) que a proposta do chefe da diplomacia americana, John Kerry, seja modificada, e reclamou principalmente que as negociações tenham como base as fronteiras de 1967, indicaram dirigentes do grupo. "O comitê central tem várias exigências para retomar as negociações, a mais importante é que Kerry anuncie que convoca negociações fundadas no princípio de dois estados com base nas fronteias de 1967", afirmou um dos dirigentes, Amin Maqbul.

Mahmud Abbas participa de reunião com Comitê Central Palestino na cidade de Ramallah, na Cisjordânia  oficial

[SAIBAMAIS]As instâncias palestinas votarão nesta quinta-feira uma proposta de John Kerry que prevê uma retomada das negociações com Israel sem o congelamento total da colonização que elas exigem. "A proposta mais importante do plano de Kerry é uma retomada das negociações sem que se suspenda ou congele a colonização", disse um funcionário da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) que pediu para não ser identificado. O Fatah e o Comitê Executivo da OLP devem votar sobre este assunto na tarde desta quinta-feira, disse a fonte.



"O plano prevê a retomada das negociações", em conformidade com um discurso do presidente americano, Barack Obama, que convocou em 2011 a criação de um Estado palestino baseado nas linhas anteriores à ocupação israelense de 1967, indicou. "O plano inclui o direito para cada parte expressar suas reservas sobre alguns pontos de divergência. Netanyahu irã se opor ao de um Estado com base nas fronteiras de 1967, e os palestinos ao de um Estado judeu", cujo reconhecimento é exigido por Netanyahu, disse o funcionário palestino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação