Mundo

Alunos indianos se negam a comer na escola após mortes por intoxicação

Na última terça-feira, cinco crianças morreram por uma intoxicação alimentar

Agência France-Presse
postado em 18/07/2013 10:53
Patna - Milhares de estudantes se negaram a comer a comida oferecida nas escolas pelas autoridades do paupérrimo estado de Bihar (leste da Índia) depois que, na terça-feira (16/7), 25 crianças morreram por uma intoxicação alimentar, informaram as autoridades. "Os pais orientaram os filhos a não comer os alimentos oferecidos nas escolas", segundo fontes do governo local. "Alguns alunos, inclusive, jogaram a comida na lixeira e estamos tentando convencê-los de que a tragédia não voltará a ocorrer", acrescentou a fonte.

Mala Kumari, cuja irmã mais nova morreu depois de consumir comida contaminadas, fala ao lado de moradores no bairro Chapra

Ao menos 25 crianças morreram por intoxicação alimentar depois de um almoço gratuito em uma escola primária de Bihar, o que provocou uma onda de indignação. Outros 30 alunos permaneciam em vários hospitais do estado de Bihar, o mais populoso da Índia e também considerado o mais pobre. Os alunos comeram um prato de arroz e lentilhas preparado na escola.



[SAIBAMAIS]Em vários dos 29 estados da Índia, as autoridades oferecem almoço gratuito às crianças nas escolas públicas como forma de combater a pobreza generalizada. Os primeiros elementos da investigação revelaram a provável presença de fosfato, substância contida em inseticidas. A causa das mortes seria um envenenamento, razão pela qual os pacientes estão sendo tratados com atropina, um antídoto utilizado contra os efeitos dos gases neurotóxicos.

O governo indiano aprovou no início de julho por decreto um amplo programa de ajuda alimentar para os mais pobres, uma medida adiada por muito tempo e anunciada a um ano das eleições gerais. Este programa seria o maior do mundo, com ajuda alimentar para cerca de 70% da população, ou seja, para mais de 800 milhões de pessoas. Este plano garante um fornecimento mensal de entre 3 e 7 quilos de grãos por pessoa, dependendo da renda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação