Mundo

Ex-presidente soviético condena veredito político contra opositor de Putin

Gorbachev assinalou que o conjunto do caso confirma a inexistência de uma justiça independente

postado em 18/07/2013 11:08
Mikhail Gorbachev fala a alunos em visita à Universidade Internacional de Moscou, em  fevereiro de 2012

Moscou -
O ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev denunciou nesta quinta-feira (18/7) uma utilização inaceitável da justiça contra um adversário político, depois de divulgada a condenação do principal opositor russo, Alexei Navalny, a cinco anos de prisão. "A utilização da justiça na luta contra adversários políticos é inaceitável", declarou Gorbachev em um breve comunicado, onde assinalou que o conjunto do caso "confirma infelizmente que não temos uma justiça independente".

Alexei Navalny é preso após sentença de julgamento em Kirov

Navalny foi condenado no âmbito de um processo por desvio de fundos que afastará do cenário político um dos principais críticos do presidente Vladimir Putin. O juiz Serguei Blinov condenou Navalny "a cinco anos de campo de internamento devido à gravidade do crime e ao perigo que (Navalny) representa para a sociedade", assim como o pagamento de uma multa de 12.000 euros.



[SAIBAMAIS]O opositor foi imediatamente algemado e detido na sala do tribunal de Kirov, 900 km a leste de Moscou. O julgamento de Navalny começou no dia 17 de abril. É acusado de organizar em 2009 o desvio de 400.000 euros de uma exploração florestal, Kirovles, quando era consultor do governador liberal da região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação