Jornal Correio Braziliense

Mundo

Escritório de talibãs em Doha é resultado de 'complô' contra Afeganistão

Os talibãs abriram este escritório no dia 18 de junho na capital do Qatar, mas o fecharam provisoriamente na semana passada

Cabul - O secretário-geral da presidência afegã, Karim Joram, afirmou que a abertura do escritório político dos talibãs em Doha é resultado de um complô criado provavelmente pelos Estados Unidos ou pelo Paquistão para dividir o Afeganistão. "A abertura deste gabinete no Qatar e a forma como ocorreu são consequência de um complô, mas desbaratamos este complô que estava destinado a dividir ou destruir o Afeganistão", declarou Joram em uma entrevista divulgada nesta semana pela rede de televisão local 1TV.

[SAIBAMAIS]Os talibãs abriram este escritório no dia 18 de junho na capital do Qatar, mas o fecharam provisoriamente na semana passada, já que a iniciativa se mostrou até o momento contraproducente. A instalação desta representação talibã em Doha foi acolhida pelos Estados Unidos como uma oportunidade para avançar nas negociações de paz, mas irritou o presidente afegão, Hamid Karzai. "O Paquistão é o principal apoio dos talibãs", acrescentou Joram.



"Estamos preocupados pelas estreitas relações que existem entre os Estados Unidos e o Paquistão, em particular sobre temas ligados ao Afeganistão", acrescentou Joram. "Não posso afirmar 100%, mas vocês mesmos podem entender que um destes dois países está por trás do complô", disse. As declarações do secretário-geral da presidência afegã sugerem que Washington e Islamabad teriam tentado utilizar o escritório talibã em Doha para solucionar o conflito afegão, confiando a responsabilidade do sul e do sudeste do país aos insurgentes expulsos do poder em 2001.