Mundo

Clinton elogia Nelson Mandela por ter superado os ódios do apartheid

Bill Clinton afirmou nesta quinta-feira (18/7) que Mandela demonstrou sua grandeza ao superar seu passado na prisão

Agência France-Presse
postado em 18/07/2013 14:59
Nelson Mandela temia e odiava seus carcereiros quando saiu da prisão, mas ter superado esses "demônios" é um sinal de sua grandeza, afirmou nesta quinta-feira (18/7) o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Bill Clinton, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e Andrew Mlangeni, que esteve preso junto a Mandela, homenagearam o líder sul-africano na sede das Nações Unidas por ocasião de seus 95 anos, no chamado "Dia de Mandela".

Leia mais notícias em Mundo

Clinton disse que Mandela, ainda hospitalizado, ficou marcado pelos 27 anos de calvário na prisão de Robben Island, um lugar do qual saiu "um homem maior do que o que entrou".

"Cada dia era uma luta, posso ver isso em seus olhos, inclusive depois de virar presidente", afirmou Clinton na Assembleia-Geral da ONU.

Bill Clinton destacou que Mandela foi um político inteligente, convidando seu carcereiro para sua posse como presidente e levando os partidos da oposição branca para seu governo.

A ONU estabeleceu 18 de julho, dia do aniversário do líder sul-africano, como o "Dia de Mandela", durante o qual cada cidadão do mundo está convocado a dedicar simbolicamente 67 minutos de serviços aos demais, em homenagem a seus 67 anos de militância.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação