Mundo

Deputados portugueses rejeitam quinta moção de censura contra Passos Coelho

Maioria dos deputados que rejeitaram são de partidos que dão suporte ao Governo

postado em 18/07/2013 16:26
Lisboa ; Pela quinta vez em dois anos de mandato, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho derrotou a oposição em votação de moção de censura na Assembleia da República. A maioria dos deputados (do Partido Social Democrata e do Centro Democrático Social), que apoia o governo, rejeitou na tarde (hora de Portugal) desta quinta-feira (18/7) o pedido apresentado pelo Partido Ecologista, Os Verdes.

Além dos Verdes, votaram contra o governo as legendas de esquerda (Partido Comunista Português e Bloco de Esquerda) e o Partido Socialista (PS), de centro-esquerda.



Apesar de votar contra o governo, o PS negocia com as legendas do governo um pacto de ;salvação nacional;, pedido pelo presidente da República Aníbal Cavaco Silva para interromper a crise política iniciada com os pedidos de demissão do ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas (demissionário).

Hoje à noite, a direção do Partido Socialista se reúne para tratar das negociações iniciadas no último domingo (14/7). O ex-presidente Mário Soares declarou ao jornal Público, de Lisboa, que a aliança entre socialistas e governistas é uma ;miragem; e que uma eventual adesão criaria uma ;cisão; dentro da legenda.

O secretário-geral do PS, António José Seguro, prefere não se manifestar sobre a tendência do partido, mas assinalou que ;o que está em causa é a vida dos portugueses e o futuro do país;. Segundo ele, a situação do país é ;demasiado grave;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação