Mundo

Governo português supera monção de censura em plena crise política

Fragilizado pela renúncia de dois ministros no início do mês, governo conseguiu assumir novamente o controle da situação

Agência France-Presse
postado em 18/07/2013 17:05
LISBOA - O governo português de centro-direita superou nesta quinta-feira (18/7) uma monção de censura apoiada pela oposição, incluindo os socialistas, que negociam com a coalizão no poder para tirar o país da crise política.

Os deputados do Partido Social Democrata (PSD, centro-direita), do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, e de seu aliado conservador CDS-PP rejeitaram sem problemas a monção apresentada pelos verdes graças à ampla maioria que dispõem no Parlamento.

O governo, fragilizado pela renúncia de dois ministros no início do mês, conseguiu assim assumir novamente o controle da situação, obtendo um voto de confiança sem tê-lo pedido.



A atitude dos socialistas, que apoiaram a monção enquanto negociam "um pacto de salvação nacional" com o PSD e o CDS-PP, pareceu algo contraditório.

Mas o PS explicou que é diferente conversar com os partidos no poder e fazer o mesmo com o governo.

Durante a sua intervenção, o primeiro-ministro pediu para que os socialistas assumam suas responsabilidades e "contribuam ativamente para a solução dos problemas" do país, que está sob assistência financeira internacional.

O PS, o PSD e o CDS-PP, que estipularam um prazo até domingo para encontrar uma solução, retomaram as negociações, enquanto as lideranças do PSD e do PS devem se reunir separadamente no final do dia.

O presidente conservador Anibal Cavaco Silva pediu na semana passada que esses três partidos, que assinaram há dois anos o plano de resgate financeiro, façam "um pacto de salvação nacional" para superar o bloqueio político.

O PS aceitou discutir com o PSD e o CDS-PP, mesmo que continue a exigir a renúncia do governo e a renegociação do plano de ajuda.

Esta crise política tem aumentado as dúvidas quanto à capacidade do país de concluir com êxito, no próximo ano, o programa de reformas e de austeridade negociado em troca de um empréstimo de 78 bilhões de euros estabelecido pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional em maio de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação