Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estados Unidos disposto a diálogo 'genuíno' com Coreia do Norte

Enviado da Coreia do Norte disse na semana passada que funcionários locais estão preparados para iniciar negociações internacionais visando reduzir as tensões regionais

WASHINGTON - Os Estados Unidos estão dispostos a manter conversações com a Coreia do Norte, mas apenas se o regime de Pyongyang se envolver em "negociações genuínas", disse o vice-presidente americano, Joe Biden, nesta quinta-feira (28/7).

"Agora a Coreia faz um apelo ao diálogo. Estamos aqui e estamos prontos (...) mas apenas se a Coreia do Norte estiver disposta a iniciar negociações genuínas", destacou Biden em um discurso sobre política externa, antes de sua viagem à Índia e a Cingapura.

Um enviado da Coreia do Norte disse na semana passada que funcionários locais estão preparados para iniciar negociações internacionais visando reduzir as tensões regionais, após Pyongyang culpar Washington por reavivar o conflito com a realização de manobras militares conjuntas com a Coreia do Sul.



Biden disse ainda que Washington não terá paciência com o modo de agir da Coreia do Norte, que "provoca uma crise para depois ser recompensada " com ajuda para deixar de fazer o que ameaça, apenas para "voltar a assumir a mesma conduta perigosa de provocação e prosseguir com seu programa nuclear."

Para Biden, a paz e a prosperidade na Coreia do Norte são possíveis, mas "somente sem armas nucleares" e respeitando suas obrigações internacionais.