Mundo

Estados Unidos disposto a diálogo 'genuíno' com Coreia do Norte

Enviado da Coreia do Norte disse na semana passada que funcionários locais estão preparados para iniciar negociações internacionais visando reduzir as tensões regionais

Agência France-Presse
postado em 18/07/2013 20:20
WASHINGTON - Os Estados Unidos estão dispostos a manter conversações com a Coreia do Norte, mas apenas se o regime de Pyongyang se envolver em "negociações genuínas", disse o vice-presidente americano, Joe Biden, nesta quinta-feira (28/7).

"Agora a Coreia faz um apelo ao diálogo. Estamos aqui e estamos prontos (...) mas apenas se a Coreia do Norte estiver disposta a iniciar negociações genuínas", destacou Biden em um discurso sobre política externa, antes de sua viagem à Índia e a Cingapura.

Um enviado da Coreia do Norte disse na semana passada que funcionários locais estão preparados para iniciar negociações internacionais visando reduzir as tensões regionais, após Pyongyang culpar Washington por reavivar o conflito com a realização de manobras militares conjuntas com a Coreia do Sul.



Biden disse ainda que Washington não terá paciência com o modo de agir da Coreia do Norte, que "provoca uma crise para depois ser recompensada " com ajuda para deixar de fazer o que ameaça, apenas para "voltar a assumir a mesma conduta perigosa de provocação e prosseguir com seu programa nuclear."

Para Biden, a paz e a prosperidade na Coreia do Norte são possíveis, mas "somente sem armas nucleares" e respeitando suas obrigações internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação