postado em 18/07/2013 20:27
LIMA - A próxima conferência mundial sobre mudança climática será realizada em dezembro de 2014, no Peru, com a presença de presidentes, ministros e representantes de 195 países, anunciou o ministro peruano do Meio Ambiente, Manuel Pulgar Vidal.Segundo o ministro, a Conferência das Partes (COP20) sobre Mudança Climática será em Lima, de 3 a 14 de dezembro de 2014, e terá como objetivo "estabelecer um novo acordo climático sólido e vinculante para o mundo".
Esse evento acontece desde 1995 como parte dos compromissos da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que levou à assinatura do Protocolo de Kyoto para limitar a emissão de gases causadores do efeito estufa. Kyoto expirou em 2012 e agora é necessário elaborar um novo marco de proteção internacional.
O encontro permitirá "desmistificar a ideia de que desenvolvimento e meio ambiente são incompatíveis", declarou o ministro peruano do Comércio Exterior e do Turismo, José Luis Silva.
A cúpula da COP terá um forte impacto econômico em turismo receptivo para o Peru. O governo projeta uma entrada de US$ 40 milhões a US$ 45 milhões apenas pelo gasto direto em hotéis, restaurantes e compras de mais de 15 mil visitantes.