Mundo

ONU está apta para enfrentar rebeldes na República Democrática do Congo

As tropas das Nações Unidas na RDC têm se mantido à margem dos combates provocados pela ofensiva dos rebeldes

Agência France-Presse
postado em 18/07/2013 23:09
Nova York - A ONU afirmou nesta quinta-feira que está pronta para enviar tropas ao leste da República Democrática do Congo (RDC), onde a população reclama da falta de ação da força de paz contra os rebeldes.

As tropas das Nações Unidas na RDC têm se mantido à margem dos combates provocados pela ofensiva dos rebeldes do movimento M23 contra as forças governamentais na importante cidade de Goma.

A missão da ONU na RDC (Monusco) "não tem se envolvido nas hostilidades (...) mas se mantém em alerta máximo e está preparada para intervir (...) se os combates ameaçarem civis, particularmente em Goma", informou o porta-voz da organização Martin Nesirky.



Uma nova brigada de intervenção está sendo constituída em Goma para enfrentar o M23 e outros grupos armados e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está "profundamente preocupado" com as novas hostilidades no leste da RDC, destacou Nesirky.

A ONU pretende reforçar seu contingente de 17 mil homens na RDC com a criação de uma brigada de cerca de 3.000 soldados de África do Sul, Tanzânia e Malaui, que ficará encarregada de lutar contra os grupos armados liderados pelo M23.

A Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo é comandada pelo general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação