Mundo

Tiroteio e incêndio em veículo matam 15 pessoas em dia violento no México

Ao menos três policiais federais morreram e dois estão em estado grave depois de sofrerem uma emboscada em uma estrada

Agência France-Presse
postado em 19/07/2013 09:01
Cidade do México - Uma emboscada contra agentes de segurança, um tiroteio e o incêndio de um veículo com seus ocupantes deixaram na quinta-feira (18/7) no México ao menos 15 mortos, entre eles cinco policiais, em um dia violento que atingiu três estados do país. Em Guerrero (sul), ao menos três policiais federais morreram e dois estão em estado grave depois de sofrerem uma emboscada em uma estrada que conecta este violento estado com seu vizinho Michoacán (oeste), informou um comando policial.

No entanto, um funcionário do governo de Guerrero afirmou sob condição de anonimato que cinco policiais morreram e outros três estão feridos. Também em Guerrero, estado produtor de maconha e rota do tráfico de drogas, foram assassinados a tiros dois trabalhadores da mina Los Filos, localizada no centro do estado.



[SAIBAMAIS]Além disso, apenas na quarta-feira (17/7) cerca de mil pessoas precisaram fugir de suas casas em três comunidades do povoado de San Miguel Totolapan (Guerrero) devido aos tiroteios entre grupos criminosos. Outro complicado estado do México é Michoacán (oeste), onde na quinta-feira apareceram os cadáveres de cinco pessoas baleadas, duas delas policiais, informou um funcionário da Vice-Procuradoria Regional de Justiça de Michoacán.

Os cadáveres foram encontrados em uma comunidade do município de Buenavista Tomatlán, localizado na conflituosa região de Tierra Caliente e onde o Exército está mobilizado para combater o crime organizado e cartéis de narcotraficantes. E em Durango (norte) as autoridades informaram sobre os corpos carbonizados de cinco pessoas - duas algemadas e três atadas com vendas - em uma caminhonete incendiada.

Os incidentes violentos de quinta-feira (18/7) ocorreram três dias após a captura de Miguel Ángel Treviño, considerado o líder do cartel Los Zetas, um grupo sanguinário que exerce certo controle em grande parte do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação