Mundo

Curdos lançam 'última advertência' à Turquia sobre processo de paz

Os rebeldes declararam um cessar-fogo em março e começaram a se retirar em maio do território turco

Agência France-Presse
postado em 19/07/2013 11:53
Istambul - Os rebeldes curdos da Turquia lançaram nesta sexta-feira (19/7) uma "última advertência" ao governo turco, exigindo que tome medidas concretas para avançar no processo de paz se não quiser ser responsável por sua interrupção.

[SAIBAMAIS]"Lançamos uma última advertência ao governo do AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento). Se não tomar medidas concretas rapidamente nos temas definidos por nosso povo e pela opinião pública, o processo (de paz) não avançará e (o governo) será o responsável", declarou o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) em um comunicado citado pela agência de notícias curda Firat.



"Está claro que o AKP realiza ações para sabotar o processo", acrescentou a organização, que critica as autoridades principalmente pela construção de novas casernas e pela manutenção de milícias curdas de substituição no exército. As autoridades turcas mantêm discussões de paz com o chefe preso do PKK, Abdullah Ocalan, para tentar colocar fim ao conflito curdo, que já deixou mais de 40.000 mortos desde 1984.

Em função desse processo de paz, os rebeldes curdos declararam um cessar-fogo em março e começaram a se retirar em maio do território turco. Em compensação, pedem gestos do governo a favor da minoria curda da Turquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação