Mundo

Governo palestino saúda acordo obtido por Kerry, Hamas rejeita

Hamas, no poder na Faixa de Gaza, manifestou a sua rejeição ao acordo, negando a legitimidade do presidente Mahmud Abbas para representar o povo palestino

postado em 19/07/2013 17:39
RAMALLAH - A Presidência palestina saudou nesta sexta-feira (19/7) o acordo de princípio alcançado pelo secretário de Estado americano, John Kerry, para a retomada de negociações com Israel, ressaltando, entretanto, que ainda há "detalhes a acertar", enquanto o movimento radical Hamas rejeitou o anúncio.

Durante os últimos encontros entre Kerry e o presidente palestino, Mahmud Abbas, "progressos foram realizados que tornaram possível um acordo sobre princípios que permitem a retomada das negociações", declarou o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Roudeina, em um comunicado divulgado pela agência oficial WAFA.

Ele ressaltou, no entanto, que "ainda há detalhes a acertar", sem indicar a natureza.

Leia mais notícias em Mundo

Já o Hamas, no poder na Faixa de Gaza, manifestou a sua rejeição ao acordo, negando a legitimidade do presidente Mahmud Abbas para representar o povo palestino.

"O Hamas rejeita o anúncio de Kerry sobre a retomada das negociações", declarou à AFP o porta-voz do movimento, Sami Abu Zuhri, reafirmando que "Abbas não tem legitimidade alguma para negociar em nome do povo palestino sobre questões fundamentais".

As negociações de paz diretas entre palestinos e israelenses estão estagnadas há cerca de três anos.

Ao final de sua sexta viagem à região, John Kerry anunciou nesta sexta-feira um acordo para uma retomada das negociações de paz entre palestinos e israelenses, acrescentando que um encontro reunirá em Washington, na semana que vem, negociadores das duas partes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação