Mundo

Papa cria uma comissão para apresentar propostas de reformas na Cúria

A medida de Francisco é mais um passo na sua promessa de fazer reformas em Roma, encampada em março, assim que chegou ao mais alto posto da Igreja Católica

Renata Tranches
postado em 20/07/2013 06:50

Assim que retornar do Brasil, o papa Francisco tem na agenda um importante compromisso. Ele fará a primeira reunião com a comissão que criou, ontem, para encontrar propostas de reformas nos departamentos econômico e administrativo do Vaticano. O grupo é formado por laicos de várias nacionalidades ; peritos em assuntos jurídicos, econômicos, financeiros e administrativos, acostumados a trabalhar com a Igreja. Entre eles, há apenas um membro da Cúria, o monsenhor Lucio Angel Vallejo Balda, atual secretário da Prefeitura dos Assuntos Econômicos. A medida de Francisco é mais um passo na sua promessa de fazer reformas em Roma, encampada em março, assim que chegou ao mais alto posto da Igreja Católica, depois da histórica renúncia de Bento XVI.



O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, explicou que a comissão ; chamada Pontifícia Comissão para a Referência sobre a Estrutura Econômica-Administrativa da Santa Sé ; se reportará diretamente ao papa. Suas principais missões serão ;oferecer apoio técnico; e ;desenvolver soluções estratégicas; para ajudar o Vaticano a simplificar e a melhorar a coordenação de seus ;recursos, orçamentos, propriedades e bens;, além de criar uma ;organização mais cuidadosa das atividades econômicas de todos os escritórios administrativos; da Igreja.

As primeiras impressões da comissão deverão ser apresentadas ao pontífice assim que ele retornar do Rio de Janeiro, em 29 de julho. ;A comissão dará início aos trabalhos o mais rápido possível;, disse Lombardi. A equipe deverá prestar apoio ao ;Grupo de Oito; cardeais na elaboração de uma reforma ;da Cúria Romana, por meio da revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus;. O novo grupo será presidido pelo religioso da Opus Dei, Jospeh Zara, de Malta. Entre os membros, além de outro espanhol, há dois franceses, um alemão, um italiano e um cingapuriano.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação