Mundo

Família de Mohamed Mursi vai processar chefe do exército egípcio

As novas autoridades minimizaram as demandas, mas afirmaram no dia 10 de julho que Mursi está em um local seguro e é tratado de forma digna

Agência France-Presse
postado em 22/07/2013 10:07
Cairo - A família de Mohamed Mursi anunciou nesta segunda-feira (22/7) que denunciará ante a justiça nacional e internacional o chefe do exército egípcio, o general Abdel Fatah al-Sissi, acusado do sequestro do presidente deposto pelos militares no Egito no dia 3 de julho.

Familiares de Mohamed Mursi (foto) disseram que estão iniciando ações legais local e internacionalmente contra Abdel Fatah al-Sissi, chefe do sangrento golpe de Estado militar
As autoridades de transição seguiam adiante com seu programa, fornecendo ao público a possibilidade de propor emendas para revisar a Constituição, no momento em que o presidente interino designado pelo exército após a deposição de Mursi, Adli Mansour, previa fazer um discurso na noite desta segunda-feira por ocasião do aniversário do golpe de Estado dos Oficiais Livres liderados por Gamal Abdel Nasser, em 1952.

Já os membros da Irmandade Muçulmana, o movimento de Mursi, que formavam parte do Conselho Consultivo, responsável por exercer a totalidade do poder legislativo até sua dissolução pelas novas autoridades, se reuniram em seu bastião do nordeste do Cairo. "Estamos iniciando ações legais local e internacionalmente contra Abdel Fatah al-Sissi, chefe do sangrento golpe de Estado militar, e seu grupo golpista", declarou Shaimaa Mursi, filha do presidente deposto, em uma coletiva de imprensa.



"Consideramos que o chefe do golpe de Estado e seu grupo são totalmente responsáveis pela saúde e integridade do presidente Mursi", acrescentou, sem informar se a família está em contato com o presidente deposto, detido em um local secreto pelo exército desde sua deposição, no dia 3 de julho. Vários países, entre eles os Estados Unidos e a Alemanha, exigiram sua libertação.

As novas autoridades minimizaram as demandas, mas afirmaram no dia 10 de julho que Mursi está em um local seguro e é tratado de forma digna. Segundo fontes judiciais, Mursi foi interrogado no dia 14 de julho pela justiça sobre as circunstâncias de sua fuga da prisão em 2011 durante a revolução que provocou a queda de Hosni Mubarak, após três décadas no poder.

Os partidários de Mursi seguiam protestando para exigir seu retorno à presidência. Centenas deles se manifestaram diante da sede da promotoria, no Cairo, e colocaram nas portas fotos de Mursi, aos gritos de "Sissi assassino". "Acredito na causa de Mursi e penso que o restabeleceremos (no poder) aumentando a pressão nas ruas", declarou à AFP um manifestante, Mohamed Awad, que viajou de Minya, no centro do país, a 250 km da capital, para participar do protesto.

Outras centenas de reuniram nas imediações do ministério da Defesa para homenagear três manifestantes favoráveis ao presidente deposto, mortos na sexta-feira (19/7) em Mansura (norte), com fotos de Mursi e bandeiras com o slogan: "Abaixo o regime militar". Uma comissão de especialistas nomeada por Mansour começou no domingo a estudar a reforma da Constituição do Egito, suspensa após a deposição de Mursi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação