O anúncio do nascimento seguiu um protocolo rígido. Os primeiros a serem informados foram a rainha Elizabeth II e os pais de Kate.
Este nascimento provoca um imenso interesse na imprensa do mundo inteiro, que monta guarda há três semanas em frente ao hospital à espera da notícia. O palácio havia se limitado a indicar que o nascimento iria ocorrer em meados de julho.
Nas últimas três semanas não houve nenhum comentário oficial, alegando respeito ao direito da vida privada do jovem casal e do bebê. Apesar da vigilância jornalística, as câmeras que filmam por quase 24 horas os movimentos em frente ao hospital perderam a chegada de Kate nesta segunda-feira pela manhã e um fotógrafo foi o responsável por dar o alerta, ao ver o casal entrar discretamente no hospital.
O bebê real é o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico. O próprio príncipe William ligou para rainha Elizabeth e para a família real para fazer o anúncio da chegada do herdeiro. O parto ocorreu no ala Lindo do Hospital Saint Mary, onde Kate Middleton chegou na manhã desta segunda-feira. De acordo com jornais ingleses, o príncipe William permaneceu ao lado da esposa durante todo o trabalho de parto.
O novo herdeiro do trono inglês está atrás do avô, príncipe Charles, e do pai, príncipe William, na linha de sucessão. Ele é o terceiro neto da rainha, que teve três outros filhos além de Charles.
O príncipe Charles disse estar "enormemente orgulhoso e feliz de ser avô pela primeira vez". Ele também afirmou estar ansioso para ver o neto.
Pouco depois do anúncio feito por meio de um comunicado, um carro negro deixou a maternidade com um agente encarregado de uma carta, para ir sob escolta policial até o Palácio de Buckingham, residência londrina da rainha.
A carta, uma proclamação assinada pelos médicos reais dando a hora do nascimento do recém-nascido, assim como seu sexo, foi depositada depois em um cavalete no coração de Buckingham, o mesmo que foi utilizado para o nascimento de William.
O nome do bebê será revelado apenas em alguns dias. Os britânicos tiveram que aguardar uma semana antes de saber o nome de William e um mês para o de Charles.
Algumas centenas de pessoas estavam diante do Palácio de Buckingham para celebrar o momento. "O bebê real será notícia em todos os jornais dos Estados Unidos. Pediram para nós várias lembranças do nascimento do bebê", declararam Matthew e Donna Harold, vindos de Michigan.
Com informações da agência France Press