Publicidade

Estado de Minas

Navios chineses entram de novo nas águas de arquipélago disputado

As incursões se intensificaram depois que o governo japonês decidiu, em setembro de 2012, nacionalizar três das cinco ilhas do arquipélago, comprando-as dos proprietários privados japoneses


postado em 24/07/2013 10:07 / atualizado em 24/07/2013 10:25

Tóquio - Quatro navios de vigilância chineses entraram nesta quarta-feira (24/7) de novo nas águas territoriais de um arquipélago disputado com o Japão, indicou a guarda-costeira japonesa. A última incursão de navios chineses nas águas do arquipélago das ilhas Senkaku, que a China reivindica sob o nome de Diaoyu, no mar da China oriental, aconteceu em 18 de julho passado.

O conflito por este pequeno arquipélago teve um impacto negativo nas relações bilaterais entre China e Japão, que atualmente se encontram em seu pior nível em muitos anos. A China envia regularmente navios às águas territoriais dessas ilhas e, às vezes, também invade seu espaço aéreo.

Leia mais notícias em Mundo

As incursões se intensificaram depois que o governo japonês decidiu, em setembro de 2012, nacionalizar três das cinco ilhas do arquipélago, comprando-as dos proprietários privados japoneses.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade