Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Norte condecora 47 mil veteranos no aniversário do armistício

O regime organiza várias cerimônias para comemorar o armistício entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, incluindo um imenso desfile militar previsto para sábado em Pyongyang, a capital norte-coreana


postado em 24/07/2013 10:50 / atualizado em 24/07/2013 11:04

Seul - A Coreia do Norte decidiu condecorar mais de 47.000 veteranos de guerra e "pessoas com méritos" dias antes do 60º aniversário do armistício da Guerra da Coreia, em 27 de julho de 1953, indicou nesta quarta-feira a agência oficial KCNA. 47.075 veteranos de guerra, resistentes contra o Japão e "pessoas com méritos que levaram adiante proezas imortais durante a guerra e realizaram importantes contribuições à construção de uma nação próspera após a guerra" receberão medalhas comemorativas, segundo a KCNA.

Soldados do Exército Popular da Coreia do Norte participam de comício para marcar o 60 º aniversário do fim da Guerra da Coreia(foto: KNCA/Reuters)
Soldados do Exército Popular da Coreia do Norte participam de comício para marcar o 60 º aniversário do fim da Guerra da Coreia (foto: KNCA/Reuters)

As estações de trem e as ruas da capital da Coreia do Norte estavam cheias de gente, entre elas muitos estudantes, que entregavam flores aos veteranos que chegaram para receber suas medalhas, afirmou a agência. O regime organiza várias cerimônias para comemorar o armistício entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, incluindo um imenso desfile militar previsto para sábado em Pyongyang, a capital norte-coreana.

Leia mais notícias em Mundo

O jornal oficial do partido único norte-coreano, Rodong Sinmun, anunciou que o jovem líder Kim Jong-un deve presenciar o desfile. A Coreia do Norte chama de "Guerra de Libertação da Pátria" o conflito armado de 1950 a 1953, e celebra a assinatura do armistício como o "Dia da Vitória".

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade