Mundo

Coreia do Norte critica arrogância do Sul e acusa fracasso em negociações

A última rodada de conversar entre os países, na zona industrial situada em território norte-coreano, a 10 km da fronteira, terminou com uma briga entre os serviços de segurança

Agência France-Presse
postado em 26/07/2013 08:59
Seul - A Coreia do Norte criticou nesta sexta-feira (26/7) a arrogância da Coreia do Sul, acusando-a pelo fracasso das negociações que visavam reativar o complexo industrial de Kaesong, fechado no início de abril pelo governo norte-coreano. A última rodada de negociações, levada adiante na quinta-feira (25/7) na zona industrial situada em território norte-coreano, a 10 km da fronteira, terminou com uma briga entre os serviços de segurança.

A liberação do acesso sul-coreanos a complexo industrial de Kaesong, no território do Norte, é um dos assuntos das negociações
A Coreia do Norte "fez tudo para evitar que as negociações fossem infrutíferas, mas a Coreia do Sul teimou com sua arrogância", considerou nesta sexta-feira (26) a agência de notícias da Coreia do Norte KCNA. Na quinta-feira (25/7), o chefe da delegação norte-coreana, Pak Chol-Su, declarou que o exército norte-coreano poderia ocupar o local se as negociações fracassassem definitivamente.



A coletiva de imprensa de Pak na quinta-feira (25) em Kaesong, que não havia sido acordada, gerou divergências entre funcionários norte-coreanos e sul-coreanos, indicaram as fontes. Quando Pak entrou na sala de imprensa, 20 membros da delegação norte-coreana bloquearam os elevadores.

Poucos minutos depois, uma dezena de sul-coreanos entraram na sala de reunião para interromper a conferência, afirmando que Pak ignorou o protocolo acordado pelas partes. Várias fotos mostram os funcionários dos dois países se empurrando.

A Coreia do Sul, por sua vez, denunciou a atitude de obstrução de seu vizinho e exigiu mais uma vez que se comprometa a não fechar o complexo de forma unilateral. "Nosso pedido de garantia não pode ser rejeitado pelos norte-coreanos", declarou Kim Hyung-Suk, porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação