Mundo

Estados Unidos devolverão ao Iraque milhares de antiguidades roubadas

Acordo que acaba de ser concluído, prevê a restituição de diferentes objetos no prazo de um ano depois que a Universidade de Cornell, no estado de Nova York

Agência France-Presse
postado em 26/07/2013 17:58
Os Estados Unidos devolverão ao Iraque quase 10.000 peças antigas, algumas das quais foram roubadas do Museu Nacional Iraquiano após a queda do regime de Saddam Hussein em 2003, informou nesta sexta-feira (26/7) uma fonte oficial em Bagdá.

O acordo, que acaba de ser concluído, prevê a restituição de diferentes objetos no prazo de um ano depois que a Universidade de Cornell, no estado de Nova York, realizou um registro e que estas informações foram transmitidas a um banco de dados, segundo Bahaa al-Mayahi, conselheiro do Ministério da Cultura.

"Restam alguns detalhes, (mas) o acordo pode ser assinado a qualquer momento, e então poderemos iniciar a transferência de milhares de objetos", declarou à AFP.

Leia mais notícias em Mundo

"Decidimos não abordar o tema de como estes objetos chegaram aos Estados Unidos", acrescentou.

Milhares de soldados americanos foram mobilizados no Iraque em 2003 e em 2011.

Os Estados Unidos já devolveram nos últimos anos mais de 1.500 peças antigas iraquianas, indicou.

Estas incluem tesouros arqueológicos babilônicos, sumérios e acádios.

Segundo Mayahi, o Museu Nacional de Bagdá já recuperou cerca de 4.000 dos 15.000 objetos roubados. No total, as autoridades já encontraram cerca de 130.000 peças desaparecidas no país.

No entanto, a quantidade de peças que ainda devem ser recuperadas "permitiria abrir uma dezena de museus em todo o mundo", estimou Mayahi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação