Mundo

Estados Unidos devolverão para Argélia dois detentos de Guantánamo

Comunicado da Presidência americana afirma que a transferência está em sintonia com o plano de fechar a instalação na base militar americana em Guantánamo, em Cuba

Agência France-Presse
postado em 26/07/2013 18:12

WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos devolverá ao país de origem dois argelinos detidos na prisão militar de Guantánamo, informou a Casa Branca nesta sexta-feira (26/7).

"O Departamento da Defesa comunicou ao Congresso sua intenção de repatriar dois argelinos detidos (em Guantánamo) para a Argélia", afirmou o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney.

O comunicado da Presidência americana afirma que a transferência está em sintonia com o plano de fechar a instalação na base militar americana em Guantánamo, em Cuba, e pediu aos congressistas que ajudem-no a concretizar esse fechamento.

Leia mais notícias em Mundo

Carney destacou que a decisão foi tomada "em consulta com o Congresso e de um modo responsável que protege nossa segurança nacional".

O governo não divulgou o nome dos detentos que serão repatriados. Pelo menos 12 argelinos presos em Guantánamo já foram devolvidos ao seu país.

Já o porta-voz do Departamento da Defesa Todd Breasseale declarou que "o traslado acontecerá quando todas as condições necessárias tiverem sido cumpridas".

O último traslado de um preso de Guantánamo foi no final de setembro de 2012, quando o canadense Omar Khadr foi enviado para casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação