Mundo

Preso que invocou sua obesidade para pedir indulto morre de causas naturais

A pena de morte a Post havia sido comutada em dezembro de 2012 para prisão perpétua, por uma decisão do governador de Ohio

Agência France-Presse
postado em 26/07/2013 20:43
WASHINGTON - Ronald Post, condenado à morte em Ohio (norte dos EUA) e que invocou sua obesidade para pedir indulto ao Estado, morreu de causas naturais na prisão, pouco depois de sua pena ter sido perdoada, informaram as autoridades nesta sexta-feira (26/7).

Post, de 53 anos, dos quais 28 foram passados no corredor da morte, faleceu na quinta-feira (25/7) no hospital do presídio da capital, Columbus. Sua morte era "esperada, sua saúde havia-se deteriorado", disse à AFP um porta-voz do Serviço Penitenciário estadual.

A pena de morte a Post havia sido comutada em dezembro de 2012 para prisão perpétua, por uma decisão do governador de Ohio, John Kasich. Ele alegou que o condenado não teve, durante o julgamento, "uma defesa eficaz". O homem, que pesava mais de 220 quilos, já havia invocado sua obesidade para ser indultado.



"Levando-se em conta sua condição física e médica, há um risco substancial de que qualquer tentativa de executá-lo provoque sofrimento físico e psicológico nele, e o leve a uma morte lenta e dolorosa", dizia o recurso do detento.

A Oitava Emenda proíbe a tortura e o sofrimento cruel.

Além disso, o condenado alegou que a mesa de execução não suportaria seu peso e que lhe foi negada a colocação de uma sonda gástrica.

Ronald Post, cuja execução estava prevista para 16 de janeiro de 2013, foi condenado pelo assassinato de um funcionário, durante um roubo a mão armada em um hotel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação