Mundo

Exército sírio avança em bairro rebelde de Homs

Além de Khaldiyé, os bairros antigos de Homs, controlados pelos militantes, também eram alvos de bombardeios

Agência France-Presse
postado em 27/07/2013 09:49
Beirute - O exército sírio controla atualmente 50% de Khaldiyé, um bastião insurgente e um dos maiores bairros da cidade de Homs (centro), onde ocorrem bombardeios e combates, indicou neste sábado (27/7) uma organização não governamental (ONG) síria. "O exército, apoiado por combatentes do Hezbollah libanês, progrediu durante as últimas 24 horas e atualmente controla 50% de Khaldiyé", indicou à AFP Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), uma ONG com sede na Grã-Bretanha que se apoia em uma ampla rede de militantes e fontes médicas na Síria.

Durante a noite de sexta-feira, "os violentos bombardeios com morteiros e artilharia não cessaram", afirmou Rahman, acrescentando que o setor rebelde era alvo de bombardeios na manhã deste sábado. Esta fonte acrescentou que os rebeldes opõem uma forte resistência a este ataque e que os "combates eram muito intensos".

Leia mais notícias em Mundo

Por sua vez, os militares também se referiram a "combates muito violentos" entre os insurgentes, de um lado, e o exército apoiado pelo Hezbollah libanês, do outro. "Khaldiyé é alvo de um bombardeio violento e ininterrupto. Combates muito violentos são travados entre o Exército Sírio Livre (ESL, rebeldes) e as forças do regime apoiadas pelo Hezbollah libanês, que tenta se apoderar do bairro", disse a Comissão Geral da Revolução Síria, uma rede de militantes.

Além de Khaldiyé, os bairros antigos de Homs, controlados pelos militantes, também eram alvos de bombardeios, segundo o OSDH e os militantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação