Mundo

Maduro celebra em Sabaneta 59º aniversário de Hugo Chávez

O presidente liderará em Sabaneta atos comemorativos junto à família Chávez, ministros e autoridades locais

Agência France-Presse
postado em 28/07/2013 14:00
CARACAS - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chegou neste domingo a Sabaneta, o povoado natal do falecido líder Hugo Chávez, para celebrar junto à família deste o que seria seu aniversário de 59 anos e convocou seus seguidores a seguir fazendo revolução.

"Hoje é um dia muito sensível para todo o povo venezuelano, estamos lembrando os 59 anos de quem viu sua primeira luz (...), de quem trouxe a luz para esta Terra, de quem ressuscitou a ideia de (Simón) Bolívar", disse Maduro ao chegar a Barinas (oeste) antes de se dirigir a Sabaneta.

[SAIBAMAIS]O presidente, recebido em Barinas pelo governador deste estado, Adán Chávez, irmão do ex-presidente, liderará em Sabaneta atos comemorativos junto à família Chávez, ministros e autoridades locais.

"Viemos com a energia dele, com a força de um gigante para continuar fazendo revolução. Homenagear Hugo Chávez deve ser fazer revolução e mais revolução para que o aniversário dele seja realmente feliz", acrescentou Maduro.

Chávez, um tenente-coronel a reserva, faleceu no dia 5 de março depois de lutar por 20 meses contra um câncer, cuja localização e tipo nunca foram divulgados. Após sua morte, Maduro foi eleito como seu sucessor nas eleições de 14 de abril, nas quais venceu por estreita margem de vantagem o líder opositor Henrique Capriles.

O ex-presidente faleceu depois de ser reeleito para um terceiro mandato de seis anos no dia 7 de outubro ao derrotar Capriles.

Leia mais notícias em Mundo

Na tarde deste domingo (28/7) está prevista outra homenagem ao ex-governante no Quartel da Montanha, localizado no bairro 23 de janeiro (oeste da Caracas), onde jazem seus restos mortais.

Hugo Chávez governou a Venezuela de 1999 até sua morte. Em seu mandato liderou a chamada revolução "socialista" ou "bolivariana", elogiou a obra do libertador Símon Bolívar e se caracterizou por suas duras críticas contra os Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação