Mundo

Em Togo, partido do presidente obtém maioria absoluta no Parlamento

O partido de oposição mais bem colocado foi o Sauvons le Togo ("Salvemos o Togo"), com 19 assentos

Agência France-Presse
postado em 28/07/2013 19:57
Lomé - O partido do presidente Faure Gnassingbé, o União pela República (Unir), obteve 62 das 91 cadeiras do Parlamento togolês nas eleições legislativas da última quinta-feira, segundo resultados oficiais provisórios divulgados neste domingo (28/7).



Já o partido de oposição mais bem colocado foi o Sauvons le Togo ("Salvemos o Togo"), com 19 assentos, como mostram os resultados provisórios divulgados pela Comissão Eleitoral na televisão oficial.

Os resultados ainda devem ser verificados pela Corte Constitucional.
O CST denunciou irregularidades nas eleições, enquanto os observadores da União Africana e da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental avaliaram que o pleito transcorreu em condições aceitáveis.

A Comissão Eleitoral "prometeu, desde o início, organizar um processo eleitoral transparente e confiável em um clima de paz, e nós estamos satisfeitos de ter conseguido, em geral", comemorou a chefe da Comissão Eleitoral, Angele Dola Aguigah.

Essas eleições são a mais recente etapa de uma lenta transição para a democracia. Por mais de 30 anos, o país foi governado com mão de ferro pelo presidente Gnassingbé Eyadéma, até sua morte, em 2005.

Levado ao poder pelo Exército, ele foi sucedido por seu filho, Faure Gnassingbé, nesse mesmo ano. Em 2010 venceu a disputa presidencial, cujo resultado foi amplamente contestado pela oposição.

Em 2007, o partido presidencial Unir, antigo RPT, conseguiu 50 das 81 cadeiras das eleições legislativas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação