Agência France-Presse
postado em 29/07/2013 12:11
Washington - Barack Obama almoçará nesta segunda-feira (29/7) com a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, na liderança das pesquisas pela candidatura presidencial democrata de 2016, embora ela ainda não tenha declarado se será candidata. Cinco anos após a vitória de Obama sobre Hillary ao término de uma campanha forte dentro de seu partido, "o presidente e a ex-secretária de Estado vão se encontrar para almoçar" ao meio-dia local (13h de Brasília), segundo o programa do presidente.A presidência não forneceu mais detalhes sobre a razão deste encontro, raro desde que Hillary deixou no dia 1 de fevereiro o cargo na liderança da diplomacia americana após quatro anos à frente do departamento de Estado. No início de março, a Casa Branca havia anunciado que o presidente havia jantado dias antes com Hillary e seu marido, o ex-presidente Bill Clinton. Este último havia trabalhado sem descanso para defender no fim de 2012 a reeleição de Obama.
A Constituição americana limita a dois o número de mandatos presidenciais, e Obama deixará suas funções no dia 20 de janeiro de 2017. Após várias semanas de repouso, Hillary começou a realizar palestras remuneradas. Mas mesmo quando já existem grupos formados de apoio a sua eventual candidatura, ela ainda não revelou suas intenções para 2016.
As pesquisas concedem a Hillary vantagem sobre seus principais adversários, tanto nas primárias quanto nas presidenciais. Entre eles estaria o vice-presidente Joe Biden, que deixou em aberto a possibilidade de se candidatar.