Mundo

Papa Francisco defende colegas envolvidos em escândalos na Cúria

O pontífice declarou a vontade de reformar a Santa Sé e que não poupa críticas ao carreirismo e ao mundanismo

Agência France-Presse
postado em 29/07/2013 12:23
Cidade do Vaticano - O papa Francisco declarou nesta segunda-feira (29/7) não ter sentido qualquer resistência em relação ao desejo de reformar a Cúria e defendeu colegas, apesar de reconhecer a existência de escândalos. "Há santos na Curia, pessoas leais. E se existe resistência, eu ainda não vi. Eu faço justiça ao dizer isso", disse o papa a jornalistas a bordo do avião que o trouxe de volta do Rio de Janeiro a Roma.

O santo padre conversou com jornalistas que viajaram como ele até Roma depois da visita ao Brasil
Francisco, que declarou sua vontade de reformar a Cúria e que não poupa críticas ao carreirismo e ao mundanismo, disse que prefere "um funcionário que diz: ;Eu não concordo com o que diz; do que aquele que diz ;está tudo; e que faz o oposto. Os cardeais que eu conheço não vivem em ambiente rico e suntuoso. Os que eu conheço são austeros. Eles vivem em pequenos apartamentos. Eles trabalham muito. Alguns vão anonimamente ajudar os pobres em seu tempo livre", ressaltou.

[SAIBAMAIS]Questionado sobre o caso do arcebispo Scarano, preso por suposta corrupção, e sobre os escândalos em geral, o Papa argentino respondeu: "Uma árvore que cai faz mais barulho que uma floresta que cresce". Mas "há alguns que fazem escândalo", reconheceu. "A austeridade em geral é necessária a todos", disse ele, refletindo o que procura incutir no Vaticano.



O papa argentino insistiu que não sabe como vai terminar" a reforma do Instituto para as Obras de Religião (IOR), o banco do Vaticano, abalado por vários escândalos. Ele citou três hipóteses: transformá-lo em um banco real (e não uma instituição de gestão de fundos), torná-lo um fundo mútuo, ou fechá-lo. Ele disse confiar na comissão que nomeou em junho.

Sobre o escândalo do vazamento de documentos confidenciais, o Vatileaks, sobre o qual Bento XVI deu a ele um dossier, alegou não ter ficado "horrorizado" ao lê-lo. O papa disse que "continua a pensar como um jesuíta", acrescentando, de forma irônica, sem ser "hipócrita".

Nesta segunda-feira (29) o Vaticano anunciou que assinou junto com o governo italiano um "protocolo de acordo" para cooperar na luta contra a lavagem de dinheiro. O acordo foi assinado em 26 de julho pela Autoridade de Informação Financeira (AIF) do Vaticano, dirigida por um suíço especializado em crimes financeiros, e por Roma pela Unidade de Informações Financeira (UIF) do Banco da Itália, segundo um comunicado da Santa Sé. Bento XVI, e agora seu sucessor Francisco, decidiram colocar ordem no IOR, nomeando sucessivamente novos responsáveis e instaurando controles cada vez mais severos por este instituto, principalmente com a criação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação