Mundo

Ex-presidente paquistanês será acusado da morte de Benazir Bhutto

O ex-general, sob prisão domiciliar na mansão dele perto da capital Islamabad, se apresentou nesta terça-feira para uma audiência em um tribunal anti-terrorista

Agência France-Presse
postado em 30/07/2013 11:50
Islamabad - O ex-presidente paquistanês, Pervez Musharraf, será formalmente acusado do assassinato da adversária Benazir Bhutto, que morreu em 2007 durante um comício eleitoral, um primeiro revés para o ex-chefe do Exército do Paquistão, indicaram nesta terça-feira (30/7) os advogados.

Pervez Musharraf retornou ao Paquistão no final de março depois de quatro anos no exílio
Musharraf, que retornou ao Paquistão no final de março depois de quatro anos no exílio, foi rapidamente pego por um vários casos, incluindo pela suspeita de tramar o assassinato de Bhutto, que foi morta em dezembro de 2007 em um ataque com armas de pequeno porte seguido de um atentado suicida.

O ex-general, sob prisão domiciliar na mansão dele perto da capital Islamabad, se apresentou nesta terça-feira (30) para uma audiência em um tribunal anti-terrorista, indicou à AFP o promotor Chaudhry Azhar. Musharraf deve comparecer novamente a uma audiência em 6 de agosto. "As acusações de formação de quadrilha e homicídio serão lidas em sua presença nesta ocasião. Ele deverá ler a ata de acusação e assiná-la para que os processos judiciais prossigam", acrescentou o promotor.



Um dos advogados de Musharraf, Ahmed Raza Kasuri, assegurou que o ex-militar, que chegou ao poder em 1999 após um golpe de Estado, não se reconhece culpado neste caso, mas que se apresentará ao tribunal. Ninguém foi condenado pelo assassinato de Benazir Bhutto. O regime de Musharraf acusou na época o chefe do Talibã paquistanês TTP, Baitullah Mehsud, que negou qualquer envolvimento.

Além do caso Bhutto, Musharraf está na mira de um tribunal paquistanês pela imposição de um estado de emergência em 2007 e pelo assassinato, um ano antes, em uma operação militar de Akbar Bugti, um líder rebelde da província do Baluchistão (sudoeste).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação