Mundo

Exército afegão precisará de apoio após saída de tropas dos EUA

O presidente Barack Obama se comprometeu com a saída das tropas americanas do Afeganistão até dezembro de 2014

Agência France-Presse
postado em 30/07/2013 21:08
Washington - O Exército afegão, cada vez mais eficaz para garantir a segurança sobre seu território, precisará de um importante apoio internacional após a saída das tropas americanas, no final de 2014, estimou o Pentágono nesta terça-feira.

Em um relatório enviado aos congressistas americanos, o departamento de Defesa destaca os progressos obtidos pelas tropas afegãs, que realizam operações de segurança na maioria do território afegão contra os rebeldes talibãs.

"Garantir que estes progressos serão duráveis é difícil, especialmente porque o tamanho exato da estrutura da presença americana e da Otan após 2014 não está determinado", assinala o Pentágono.

O Exército afegão realiza atualmente "quase todas as operações de combate" e as zonas mais povoadas do país estão cada vez mais seguras, mas para se enfrentar a ameaça dos rebeldes talibãs será necessário "uma ajuda contínua e apoio militar" até o final do mandato da Isaf, em dezembro de 2014.

"Além desta data, ainda precisarão de treinamento, de conselheiros militares e de apoio, incluindo financeiro, para compensar suas debilidades", destacou o Pentágono.

O presidente Barack Obama se comprometeu com a saída das tropas americanas do Afeganistão até dezembro de 2014, e seu governo negociou com Cabul a manutenção no país de um contingente reduzido de militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação