Mundo

Naufrágio mata pelo menos 18 imigrantes clandestinos na Turquia

A guarda-costeira turca recebeu uma chamada de socorro do capitão do barco na qual informava que sua embarcação estava afundando com 30 passageiros a bordo a 15 km de Ezine

Agência France-Presse
postado em 31/07/2013 09:20
Istambul - Ao menos 18 pessoas morreram no naufrágio na madrugada desta quarta-feira (31/7) onde uma embarcação na qual viajavam imigrantes de maneira clandestina em frente à costa turca, provavelmente com destino à Grécia, informou a agência de notícias Dogan.

A guarda-costeira turca recebeu uma chamada de socorro do capitão do barco na qual informava que sua embarcação estava afundando com 30 passageiros a bordo a 10 milhas náuticas (15 km) de Ezine, no noroeste da Turquia, segundo a agência.



A guarda-costeira, que chegou ao local com quatro barcos, um helicóptero e um avião, encontrou 18 cadáveres e socorreu outras 12 pessoas que ainda estavam vivas, indicou Dogan. Na manhã desta quarta-feira, as ações de busca prosseguiam.

O destino do barco era provavelmente a ilha grega de Lesbos, perto de Ezine, segundo as autoridades. A Turquia é uma importante rota da imigração clandestina procedente da Ásia e da África em direção à Europa. São frequentes as detenções de imigrantes da África e do Oriente Médio e os naufrágios.

A recente instalação de uma cerca com arame farpado pela Grécia na parte de sua fronteira terrestre com a Turquia, que não apresentava obstáculos naturais, redirigiu os fluxos de emigrantes em direção às ilhas gregas situadas não muito longe da costa turca, no leste do mar Egeu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação