Mundo

JK Rowling recebe indenização após vazamento de pseudônimo dela

A autora de Harry Potter decidiu doar o valor total da indenização - cujo montante não foi revelado - para uma instituição de caridade, Soldiers's Charity, que ajuda militares e famílias

Agência France-Presse
postado em 31/07/2013 12:58
JK Rowling escreveu o livro sob o nome de Robert Galbraith, descrito como um ex-membro das forças armadas que trabalha na Defesa CivilLondres - A autora da saga Harry Potter, JK Rowling, venceu uma ação e recebeu uma indenização de um escritório de advocacia que revelou que a escritora havia publicado um romance policial sob um pseudônimo, anunciou nesta quarta-feira (31/7) o escritório. JK Rowling decidiu doar o valor total da indenização - cujo montante não foi revelado - para uma instituição de caridade, Soldiers;s Charity, que ajuda militares e famílias.

A escritora multimilionária apresentou uma queixa contra o escritório Russell de advocacia após a publicação em julho de um artigo no jornal britânico Sunday Times, revelando que ela havia publicado sob um pseudônimo um romance policial chamando The Cuckoo;s Calling. Ela escreveu este livro sob o nome de Robert Galbraith, descrito como um ex-membro das forças armadas que trabalha na Defesa Civil.

Russell reconheceu que um de seus sócios, Chris Gossage, havia revelado o segredo a uma amiga, Judith Callegari, que então passou a informação para o Sunday Times. "JK Rowling ficou chocada e abalada por essa traição", afirmou sua advogada, Jenny Afia, à Alta Corte de Londres.



A escritora também anunciou nesta quarta-feira (30) que doará a renda do livro para a mesma instituição de caridade a partir de 14 de julho e por três anos. Ela deseja assim agradecer aos soldados que ajudaram na pesquisa para o livro. The Cuckoo;s Calling conta a saga de um ex-soldado ferido no Afeganistão que se tornou um detetive particular e investiga o suicídio de um modelo.

"Sempre tive a intenção de doar para a caridade os direitos autorais de Robert Galbraith, mas eu não esperava que o livro aparecesse na lista dos mais vendidos apenas três meses após seu lançamento. Na verdade, eu nunca tinha imaginado que ele poderia estar na lista", declarou a escritora em um comunicado.

Antes da revelação da autoria do livro, que foi elogiado pela crítica, foram vendidos 1.500 cópias em um formato encadernado, o primeiro lançado pela editora. As vendas dispararam desde então.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação