Mundo

Estados Unidos pedem ao Egito respeito ao direito de reunião da população

Com apoio do Exército, o gabinete egípcio emitiu uma ordem para que a ocupação de duas praças do Cairo seja impedida

Agência France-Presse
postado em 31/07/2013 18:35
WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos pediu ao Egito nesta quarta-feira (31/7) que respeite o direito de reunião da população, depois que as autoridades deram sinal verde para que volte a reprimir os partidários do ex-presidente Mohamed Morsy.

Com apoio do Exército, o gabinete egípcio emitiu uma ordem para que a ocupação de duas praças do Cairo seja impedida, classificando as mobilizações como uma "ameaça para a segurança nacional", dias depois que 82 simpatizantes de Morsy foram mortos a tiros nos protestos.



[SAIBAMAIS]"Continuamos pedindo às autoridades do governo interino e às forças de segurança que respeitem o direito de se reunir pacificamente. Isso inclui as ocupações, obviamente" de lugares públicos, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, à imprensa.

"Expressamos essa posição em público e em particular e continuaremos a fazê-lo", acrescentou. Marie Harf não informou se nessas comunicações Washington mencionou sua preocupação, especificamente, com as últimas determinações do governo do Egito. Em várias ocasiões, desde o afastamento de Mursi em 3 de julho, os EUA já pediram comedimento ao Exército egípcio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação