Mundo

Presidente francês prorroga moratória sobre milho da Monsanto

França, assim como outros países europeus (Áustria, Hungria, Grécia, Romênia, Bulgária, Luxemburgo), proíbe desde 2008 o cultivo do milho transgênico MON801 em seu território

Agência France-Presse
postado em 02/08/2013 15:23
MARCILLAC-SAINT-QUENTIN - O presidente francês, François Hollande, confirmou nesta sexta-feira (2/8) uma prorrogação da moratória sobre o cultivo do milho transgênico MON810 da Monsanto, apesar de na véspera o Conselho de Estado ter anulado a proibição do cultivo deste milho geneticamente modificado.

"Haverá uma prorrogação da moratória", afirmou o presidente, acrescentando ser necessário "garantir juridicamente esta decisão em nível nacional e, sobretudo, em nível europeu".

Leia mais notícias em Mundo

A França, assim como outros países europeus (Áustria, Hungria, Grécia, Romênia, Bulgária, Luxemburgo), proíbe desde 2008 o cultivo do MON801 em seu território.

"Por que fizemos a moratória sobre os OGM (organismos geneticamente modificados)? Não porque sejamos contra o progresso, mas em nome do progresso. Nós não podemos aceitar que um produto, um milho, possa ter consequências desfavoráveis sobre as outras produções", acrescentou François Hollande, que fez essas declarações em uma propriedade na região de Sarlat, em Dordogne (sudoeste), conhecida por suas plantações de milho.

O Conselho de Estado, jurisdição administrativa francesa de maior hierarquia, suspendeu na véspera a proibição de cultivo na França do milho transgênico MON810, da empresa americana Monsanto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação