Mundo

Organização denuncia uso de mísseis balísticos pelo regime sírio

Desde o início de uma revolta popular contra o presidente sírio Bashar al-Assad, transformada em guerra civil, os confrontos deixaram mais de 100 mil mortos

Agência France-Presse
postado em 05/08/2013 09:48

Beirute - Os mísseis balísticos utilizados pelo regime sírio contra os rebeldes matam vários civis, incluindo crianças, denunciou a ONG Human Rights Watch (HRW), após uma investigação sobre nove mísseis lançados entre fevereiro e julho.


Combatente do Exército Sírio Livre aponta arma quando atrás de sacos de areia no bairro de al-Khalidiya de Aleppo
Os nove lançamentos analisados mataram pelo menos 215 pessoas, incluindo quase 100 crianças, segundo a HRW. De acordo com a ONG, grande parte dos mísseis são lançados de uma base próxima de Qalamun, ao noroeste de Damasco, já denunciada pelos militantes sírios contrários ao regime.



O uso repetido dos mísseis contra áreas habitadas "leva a pensar que o exército utiliza voluntariamente técnicas de guerra incapazes de fazer a diferença entre civis e combatentes, o que constitui uma grave violação do direito humanitário internacional", afirma a organização de defesa dos direitos humanos com sede em Nova York.

Desde o início, em março de 2011, de uma revolta popular contra o presidente sírio Bashar al-Assad, transformada em guerra civil, os confrontos deixaram mais de 100 mil mortos, a maioria civis, segundo a ONU. Milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação