Mundo

Rússia planeja retomar lançamento de foguetes Proton após acidente

Um foguete de carga Proton-M transportando satélites de navegação explodiu logo após o lançamento, em 2 de julho

Agência France-Presse
postado em 05/08/2013 17:40
MOSCOU - A Rússia planeja retomar os lançamentos de seu foguete Proton-M em setembro, informou nesta segunda-feira (5/8) um alto funcionário espacial, pondo um fim a uma suspensão adotada quando um dos foguetes de carga se acidentou em julho passado.

Em um dos piores fracassos espaciais da Rússia nos últimos anos, um foguete de carga Proton-M transportando satélites de navegação explodiu logo após o lançamento, em 2 de julho. Todos os lançamentos previstos foram suspensos durante uma investigação.

"O primeiro lançamento ocorrerá quando tivermos feito todo o trabalho necessário planejado. Provisoriamente isto será em setembro", disse a jornalistas o vice-diretor da agência espacial russa, Alexander Lopatin, citado pela agência de notícias RIA Novosti.



A data exata dependerá das recomendações da comissão que investiga o acidente, acrescentou. A comissão já disse que a causa do acidente foi a instalação incorreta de sensores que detectam velocidade e direção. O diretor da Roscosmos, Vladimir Popovkin, disse que o primeiro lançamento transportará um satélite estrangeiro.

"Até o final do ano, tentaremos realizar quatro ou cinco lançamentos depois do acidente", afirmou, citado pela agência russa RIA Novosti.

O foguete Proton-M é o mais popular da Rússia para o lançamento de satélites. A última falha ocorreu depois que uma série de lançamentos não tripulados fracassados nos últimos dois anos mancharam a reputação do programa espacial russo.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, fez uma reprimenda oficial no mês passado ao chefe da agência espacial por não realizar adequadamente seu trabalho.

Após a aposentadoria dos ônibus espaciais americanos, a Rússia agora é o único país capaz de transportar humanos da Terra para a Estação Espacial Internacional (ISS) e de lá para a Terra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação