Mundo

Irã é tema central entre Chefe do Pentágono e ministro da Defesa

O Azerbaijão, país que faz fronteira com o Irã, é aliado de Israel

Agência France-Presse
postado em 05/08/2013 18:13
WASHINGTON - O Irã esteve no centro das conversas realizadas nesta segunda-feira (5/8) em Washington entre o chefe do Pentágono, Chuck Hagel, e Safar Abiyev, ministro da Defesa do Azerbaidjão, país aliado de Israel, indicou um porta-voz do Departamento de Defesa americano em um comunicado.

Ambas as autoridades de defesa "conversaram sobre a situação no Oriente Médio. O secretário Hagel se referiu à recente posse do presidente iraniano, Hassan Rohani, e reafirmou que é fundamental que o Irã atenda às profundas preocupações da comunidade internacional sobre seu programa nuclear", indicou George Little no comunicado do Pentágono.



O Azerbaidjão, país que faz fronteira com o Irã, é aliado de Israel. A ex-república soviética investiu mais de 1,5 bilhão de dólares na compra de armamentos israelenses e autorizou Israel a usar suas bases aéreas na eventualidade de um ataque contra Teerã, segundo informações da imprensa.

No dia 14 de julho, um mês depois da eleição presidencial no Irã, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que Rohani é "um lobo disfarçado de ovelha" e que a comunidade internacional não pode se equivocar em relação a sua essência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação