Mundo

Jornalista diz que empresas brasileiras ajudam na espionagem americana

O repórter do jornal britânico The Guardian, Glenn Greenwald, fez a afirmação durante audiência pública

Renata Tranches
postado em 07/08/2013 06:02

Manifestantes no Congresso com a máscara de Edward Snowden

O jornalista americano Glenn Greenwald, autor das reportagens que expuseram o amplo esquema de espionagem do governo americano revelado pelo ex-analista Edward Snowden, afirmou, na terça-feira (6/8), que empresas brasileiras de telecomunicação estariam colaborando com uma grande companhia americana para fornecer dados de usuários. O repórter do jornal britânico The Guardian fez a afirmação durante audiência pública mista das Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado, ontem, mas não revelou mais detalhes. Na sabatina, ele sustentou que, embora o governo americano aponte o combate ao terrorismo como objetivo dos programas de vigilância, os dados coletados não se limitam a questões de segurança e seriam utilizados para outros fins ; entre eles, obter vantagens em negociações comerciais.

Leia mais notícias em Mundo

Greenwald afirmou que os congressistas brasileiros têm mais condições de investigar as empresas que supostamente colaboram com a espionagem dos EUA na internet. Os políticos responderam que uma CPI mista foi proposta e deve ser instalada em breve. Entre outros pontos, ela investigará empresas brasileiras envolvidas no esquema. O jornalista disse que não dispõe de informações sobre essas companhias e não soube dizer se elas ajudam deliberadamente ou se tiveram dados coletados sem seu consentimento. Greenwald também preferiu não revelar qual seria a ;grande empresa; americana.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação