Mundo

David Cameron adverte sobre tensão nas fronteiras de Gibraltar

As autoridades de Gibraltar e o governo britânico acusam a Espanha de provocar há dias engarrafamentos deliberados na fronteira como represália pela construção de um arrecife artificial

Agência France-Presse
postado em 07/08/2013 11:36
David Cameron (foto) telefonou o espanhol Mariano Rajoy para expressar a ele Londres - O chefe do governo britânico, David Cameron, advertiu nesta quarta-feira (7/8) sobre o "risco real" de que a tensão nas fronteiras de Gibraltar prejudique as relações com a Espanha, em uma conversa com o colega Mariano Rajoy, que classificou de inaceitável a atitude do território, cuja soberania é reivindicada pelos dois países. Após vários dias de tensão entre Madri e o Peñón britânico situado no extremo sul da península ibérica, Cameron telefonou a Rajoy para expressar a ele "sérias preocupações" pelas longas filas provocadas pelos controles fronteiriços e pelas possíveis futuras medidas levantadas pelo governo espanhol.

As autoridades de Gibraltar e o governo britânico acusam a Espanha de provocar há dias engarrafamentos deliberados na fronteira como represália pela construção nas águas do Peñón de um arrecife artificial destinado a impedir que os barcos espanhóis pesquem no local. Em sua conversa, de 10 minutos de duração, classificada por Cameron de construtiva em sua conta na rede social Twitter, o primeiro-ministro britânico disse a Rajoy que esta questão "não deve prejudicar" as relações entre estes dois sócios da União Europeia (UE), mas alertou que "existe um risco real de que isto ocorra se a situação na fronteira não melhorar", segundo Downing Street.

O porta-voz do primeiro-ministro conservador britânico afirmou que o presidente do governo espanhol "esteve de acordo que não queria que este tema se convertesse em um obstáculo nas relações bilaterais" e ressaltou a necessidade de "encontrar uma maneira" de reduzir a tensão. Rajoy, que disse a Cameron que a instalação de blocos de cimento para criar um arrecife artificial na baía de Algeciras é "inaceitável", convocou um "diálogo bilateral no âmbito do respeito à legalidade internacional, europeia e nacional", informou em Madri a presidência do governo.



Os chefes da diplomacia de ambos os países, William Hague e José Manuel García-Margallo, serão agora os encarregados de dialogar para tentar acalmar a situação, embora Cameron já tenha dito a Rajoy que sua "posição sobre a soberania de Gibraltar e suas águas circundantes não vai mudar", segundo Downing Street. "Entre muitas outras mensagens de apoio nos últimos dias, o primeiro-ministro (de Gibraltar) recebeu uma carta do honorável Ian Hansen, do governo das Ilhas Malvinas", anunciou em um comunicado este enclave britânico cuja soberania é exigida pela Espanha.

"Em nome do povo e do governo das Ilhas Malvinas, queria expressar nossa preocupação depois de conhecer a crescente tensão entre vocês e a Espanha", afirma a carta, segundo um trecho reproduzido no comunicado. "Temos o prazer de ouvir as mensagens firmes do governo britânico em apoio a Gibraltar e queríamos fazer eco deste sentimento", acrescenta.

Madri e Gibraltar se enfrentam há anos pelo direito à pesca nas águas em torno deste território, cuja soberania é exigida pela Espanha, que afirma que elas não estavam incluídas no Tratado de Utrecht, através do qual o Peñón foi cedido à Grã-Bretanha em 1713. A Espanha exige há décadas a soberania deste território, algo a que Londres se opõe se não for com o apoio dos moradores locais, partidários da manutenção de seu status atual. A postura do Reino Unido em relação a Gibraltar é a mesma mantida nas Ilhas Malvinas, o disputado arquipélago do Atlântico Sul sob controle britânico desde 1833 e exigido pela Argentina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação