Jornal Correio Braziliense

Mundo

Islamitas tunisianos aceitam suspensão de Constituinte para negociar

O chefe do partido Ennahda, Rached Ghannouchi, afirmou em um comunicado que espera que a suspensão da ANC tenha um resultado benéfico

TUNES - O partido islamita na liderança da coalizão que governa a Tunísia afirmou nesta quarta-feira (7/8) ter aceitado a decisão de suspender os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, e pediu negociações para a formação de um governo de unidade nacional.

O chefe do partido Ennahda, Rached Ghannouchi, afirmou em um comunicado que espera que a suspensão da ANC tenha um resultado benéfico. O presidente da ANC, Mustapha Ben Jaafar, informou na terça-feira que a Assembleia iria parar de trabalhar até que o governo e a oposição iniciassem negociações para quebrar o impasse político.

O país norte-africano enfrenta uma crise política quase contínua desde o assassinato, em fevereiro, do político da oposição Chokri Belaid. A situação foi agravada com a morte no dia 25 de julho de outra figura da oposição, Mohammed Brahimi.

Um comunicado do partido assinado por Ghannouchi afirmava: "Apesar de nossas reservas formais e legais sobre esta iniciativa, esperamos que sirva como um catalisador para que adversários políticos se sentem à mesa de negociação". O Ennahda afirmou que esperava "uma solução de consenso neste momento delicado devido a problemas de segurança e a grandes desafios econômicos".

E disse que o partido apoia "um governo de unidade nacional que inclua todas as forças políticas convencidas da necessidade de deixar o processo democrático seguir seu curso" no âmbito da lei.

Desde a eleição da ANC, em 2011, o governo não conseguiu forjar um consenso sobre a nova Constituição, depois de uma revolução que depôs o presidente Zine El Abidine Ben Ali no mesmo ano. Na terça-feira, dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de Túnis para exigir a renúncia do governo.

Os jornais desta quarta-feira afirmavam que o Ennahda e seus opositores precisam iniciar as negociações sobre a crise antes que seja tarde demais.

O Le Quotidien, altamente crítico do Ennahda, disse que a opinião de todos "é unânime quanto à gravidade da situação" e exortou o partido a fazer concessões reais. "A hora do compromisso chegou", disse.



Analistas dizem que o momento da verdade também chegou. "Nenhum partido, incluindo o Ennahda, pode ignorar a posição da UGTT (União Geral Tunisiana do Trabalho). O Ennaha não pode continuar sem levar em conta o fato de que as forças (econômica e social) do país não concordam com isso", afirmou o cientista político Slaheddine Jourchi.

A poderosa UGTT organizou uma greve geral para tentar pressionar o governo. Além da instabilidade política, as forças de segurança tunisianas perderam 10 soldados desde 29 de julho e intensificaram uma operação para caçar militantes islâmicos entrincheirados na região remota do Monte Chaambi, ao longo da fronteira com a Argélia.

O assassinato de Brahmi, bem como o de Belaid, foram atribuídos a radicais islâmicos, e o gabinete tem sido criticado por não fazer o suficiente para impedir que crimes como esses voltem a ocorrer. A oposição se recusou a participar de negociações com o governo até que ele renuncie, enquanto o Ennahda descartou qualquer diálogo condicionado a sua saída.

O primeiro-ministro do país, Ali Larayedh, se negou a renunciar, oferecendo, por sua vez, a ampliação da coalizão. A suspensão dos trabalhos da Assembleia na terça-feira coloca em xeque o objetivo de Larayedh de fazer a ANC adotar uma nova Constituição e uma lei eleitoral até 23 de outubro, antes das eleições de 17 de dezembro.

A oposição, por sua vez, se comprometeu a manter a pressão durante os feriados muçulmanos de quatro dias - que têm início na quinta-feira - para celebrar o fim do mês de jejum do Ramadã.