Mundo

Mulher de 43 anos acusada de bruxaria é linchada na Guatemala

O episódio ocorreu nesta terça-feira no povoado de Calhitz, no departamento de Huehuetenango, cerca de 375 km da capital guatemalteca, próximo à fronteira com o México

Agência France-Presse
postado em 07/08/2013 15:47
CIDADE DA GUATEMALA - Moradores de uma aldeia na região oeste da Guatemala lincharam uma mulher de 43 anos acusada de praticar bruxaria, segundo informações da imprensa local divulgadas nesta quarta-feira (7/8).

O episódio ocorreu nesta terça-feira no povoado de Calhitz, no departamento de Huehuetenango, cerca de 375 km da capital guatemalteca, próximo à fronteira com o México.

Segundo o jornal Nosso Diário, 2.000 vizinhos enfurecidos espancaram e jogaram pedras em Magdalena Francisco, 43 anos, após entrarem em sua casa. A polícia que estava no local não pode evitar o linchamento diante da fúria do grande número de pessoas.



Os linchamentos são comuns na Guatemala, onde a população faz justiça com as próprias mãos devido à desconfiança das autoridades. Na semana passada, moradores de uma aldeia do departamento de Zacapa lincharam um casal acusado de assassinar uma mãe para sequestrar seu filho.

Entre janeiro e junho passados cerca de 23 pessoas morreram vítimas de lichamentos na Guatemala, segundo boletim da Procuradoria de Direitos Humanos do país. O dado se assemelha ao total de casos reportados para 2012, enquanto em 2011 foram registrados 51 linchamentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação