Mundo

Combate entre Exército do Equador e grupo colombiano deixa seis mortos

O confronto ocorreu na aldeia de Puerto Mestanza, na fronteira com o departamento colombiano de Putumayo, área de influência da guerrilha das Farc

Agência France-Presse
postado em 08/08/2013 16:43
Um militar equatoriano e cinco membros de um grupo armado da Colômbia morreram nesta quinta-feira (8/8) em um confronto na fronteira entre os dois países, informaram autoridades.

Após o combate, que também teve um soldado ferido e dois supostos agressores detidos, o governo de Rafael Correa pediu que a Colômbia reforce a segurança na área fronteiriça, onde atuam grupos guerrilheiros.

Devemos "insistir às autoridades do governo da Colômbia para que reforcem sua presença na fronteira. Sabemos que fizeram isso, mas esses fatos também indicam que foi insuficiente", declarou o chanceler Ricardo Patiño em uma entrevista coletiva à imprensa ao lado da ministra da Defesa, María Fernanda Espinosa, e de comandantes militares.



O enfrentamento ocorreu na aldeia de Puerto Mestanza, na província de Sucumbíos (nordeste), na fronteira com o departamento colombiano de Putumayo, área de influência da guerrilha das Farc.

Militares equatorianos que patrulhavam a zona detectaram um grupo armado e o cercaram para forçar sua rendição, segundo Leonardo Barreiro, chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas.

No entanto, na madrugada de quinta o comando abriu fogo contra as tropas equatorianas, que repeliram o ataque.

Em sua fuga, o grupo matou o tenente Diego Maldonado, de 28 anos, relatou o oficial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação