Srinagar - As autoridades indianas mantinham neste sábado (10/8) pelo segundo dia consecutivo o toque de recolher em uma cidade da região da Caxemira administrada pela Índia, onde duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em confrontos entre hindus e muçulmanos, indicou a polícia. Na sexta-feira ocorreram confrontos na pequena cidade de Kishtwar, 150 km a sudeste de Srinagar, após as orações que marcam o fim do Ramadã, e vários edifícios e lojas foram incendiados.
Leia mais notícias em Mundo
Os confrontos começaram quando centenas de muçulmanos começaram uma marcha de protesto e gritaram slogans hostis à Índia, nos quais afirmavam "Queremos liberdade". Depois foram atacados por hindus. "Duas pessoas morreram nos confrontos e 23 ficaram feridas. Foi instaurado um toque de recolher por tempo indeterminado", declarou à AFP o inspetor geral da polícia, Rajesh Kumar.
A Caxemira está dividida entre a Índia e o Paquistão, e os dois países reivindicam este território do Himalaia. A parte administrada pela Índia vive uma insurreição desde 1989 que já deixou dezenas de milhares de mortos, principalmente civis.